EU NÃO OUVI NENHUMA MÚSICA DO CARA. NEM ESSA QUE TODO MUNDO OUVIU MILHÕES DE VEZES
...tipo o tecladista triste do Los Hermanos, que ficou com afliceta. Juro. Se ouvi, não notei. Mas eu amo o Michel Teló. Porquê? Exatamente por causa das reações que ele está causando. Eu lembro bem que achei extremamente engraçado quando, após anos e anos de sofrimento sonoro (sertanejo, axé, pagode), as pessoas se enfureceram contra... o FUNK CARIOCA. Logo o funk carioca, que tem uma origem nobre (via miami bass, via electro novaiorquino, via Kraftwerk, até chegar no Stocksausen que ajudou a moldar o krautrock na Alemanha do final dos anos 60).
Na época, eu saí em defesa do funk, que eu chamei de “punk dos pardos”, e do conceito de “ruim de ruim” (em oposição ao “ruim de bom” dos breganejos e seus ternos Armani). O que veio depois, com outras “apropriações tecnológicas pardas” como o tecnobrega, só reforçou minhas convicções. É precisamente essa a função da cultura pop: descobrir como mesclar os ingredientes disponíveis, e não “fingir” uma culinária gringa sem ter os ingredientes (como nosso pseudo-pop-rock-sem-culhões vexaminoso a la Capital Inicial fazia).
Ora, Teló, pelo nervo em que tocou, me dá a mesma sensação que tive quando da grita contra o funk carioca. Não só chegamos ao fundo do poço, como iniciamos o caminho de volta. Teló é um esboço do que interessa pra sociedade brasileira. O que NÃO interessa pra sociedade brasileira é Capital Inicial, é Jota Quest, essas expressões playboys de um mundo tal como é visto pelos brancos burros e indolentes. Um amigo meu argumentou, quando eu disse que necessário era destruir o Jota Quest, e não o Teló, que “no mundo do entretenimento não é preciso destruir ninguém; cabe Jota Quest, Teló e o Tchan”. E que ele deixa seus “anseios destrutivos para coisas mais sérias”.
Mas acontece que Jota Quest (com sua aparente irrelevância) é uma força do mal, não é entretenimento. AQUELA é a voz fanha da destruição. Aliás, a própria idéia de "entretenimento" é do mal também. Na real a trilha sonora dominante sustenta uma vaibe social. E eu não quero viver num país cuja trilha (playba) é Jota Quest. Isso sim me dá um puta medo. Tem os zumbis "sujos" do crack e os zumbis "limpos" que ouvem Jota Quest.
De certa forma o Teló "corrige" essa ecologia. A longo prazo, Teló (ou o que ele representa) diminiu a incidência de crackeiros e de playbas atropeladores de Porsche, porque harmoniza o país com ele mesmo, ao invés de tentar empulhar os ouvidos pardos carnavalizantes com porcarias brancas diluídas (o pior de dois mundos). Se é pra carnavalizar, vamos carnavalizar com desinibição e safadeza (e não “rasgando as roupas da empregada” – e nem era pra comer ela! –, como cantava o “psicopata” Dinho nos maus tempos). Não com broxice industrial de Fanta.
Um outro amigo meu, o Giron, me ensina (neste belo texto) que o Teló tem sua mestria, e não é um acidente de percurso: “Michel Teló merece mais atenção. Ele filho de gaúchos, começou a tocar gaita de 80 baixos aos 7 anos, fez parte durante oito anos do Grupo Tradição, de Campo Grande, e se notabilizou como virtuose da gaita – ou sanfona, como se diz em São Paulo. Ele elaborou um estilo peculiar de executar ritmos semifolclóricos, como o vanerão e o xote gaúchos (de ‘scottish’, dança escocesa comum nos fandangos sul-riograndenses do século XVIII, que mais tarde passaram a ser tocados no Nordeste brasileiro), fundindo-os com o baião e outros ritmos nordestinos. Teló me disse que gosta de chamar seu estilo de ‘pancadão sertanejo’. Dessa forma, ele realizou uma síntese das danças do Sul e do Nordeste do Brasil. E avança para novas ousadias. Seu último sucesso, ‘Eu te Amo e Open Bar’ introduz, de forma inusitada, a sanfona na música dançante eletrônica do século XXI. Basta reparar como Teló se vale de refrãos de sanfona em meio ao batidão)”. Tirante eu não entender porque uma música se chamaria “Eu te Amo e Open Bar” (?), a clareza e a pertinência da operação são cristalinas. Como é cristalino o meu amigo Timpin Pinto ao afirmar que a simbologia pop da sanfona está para a xoxota assim como a da guitarra está para o pau.
Vamos falar mais claro. Teló está fazendo na música pop brasileira a revolução que George Lucas fez quando estudou Joseph Campbell, pra aplicar o desenho mitológico da jornada do herói ao cinema de ficção científica. (O que, de resto, é o que a cultura pop de gênero – terror, fantasia, fc, policial, artes marciais etc – faz o tempo todo: estabelecer e cristalizar os roteiros arquetípicos na forma das “regras” do gênero em questão.) Se antes dessa operação George Lucas, em seu filme de estréia, THX 1138, era apenas um jovem cineasta promissor mas um tanto pedante, com um pé no existencialismo pop do cinema anos 70, depois de Star Wars ele tomou o poder na indústria, não falando “contraculturalmente”, mas invadindo e reinventando o mainstream em si.
Assim sendo, Teló é o Luiz Gonzaga de verdade (porque é pós-regional). Ou a fusão entre a “invasão” Luiz Gonzaga e a estratégia antropofágica (tropicalista, manguebeat etc). Uma jogada yin-yang, bunda e mente, desinibição e estratégia. Porque ele não tem nenhum purismo em relação à apropriação das tecnologias (eu só posso saudar um cara que abandona um grupo chamado “Tradição” – já que purismo é a outra lorota que a ex-inteligentzia branca usa para negar e frear o processo cultural pop). Porque Teló inverteu a lógica de travar a batalha simbólica na sua base: está travando a batalha simbólica (e memética) no mundo. Mais detalhes em outra boa matéria, do meu amigo Pedro Alexandre Sanches.
Se tem uma coisa que deixa o brasileiro branco burro indolente indignado é quando a parte parda do Brasil que ele repudia (porque ameaça sua “autoridade” preguiçosa de capitania hereditária) se comunica diretamente com o resto do universo – como o funk carioca fez com a música eletrônica. Jamais vou esquecer a cena de um roqueiro do Dr. Sin arremessando minhas coletâneas européias de funk carioca no chão (!), sem conseguir controlar sua fúria.
É esse "chilique branco” que desperta nos pretensos defensores da "música de qualidade" que me leva a crer que Teló só pode estar certo. Eu amo Michel Teló; qualquer hora vou até ouvi-lo.
Publicado por allxsexs às janeiro 10, 2012 01:37 PMOs seus textos são muito chatos, Antunes.
Publicado por: Julio às janeiro 10, 2012 02:19 PMBoa! "qualquer hora vou até ouvi-lo" heeheh
Publicado por: Julio Castilho às janeiro 10, 2012 02:20 PMBom texto, Teló não me ofende, e muito menos ofende o que eu gosto. O problema é que para muitos o Teló teria o poder de ofender a "tal da boa música", mas na verdade a questão não esta na música, mas sim no ressentimento social, cultural e talvez, pessoal de muitos.
Publicado por: Valney às janeiro 10, 2012 02:21 PMEspero que vc escute logo o Teló! Ms ñ deixe nenhum objeto cortante próximo de vc.
Publicado por: Mariana às janeiro 10, 2012 03:09 PMLeva Teló pra casa
Publicado por: Nilton às janeiro 10, 2012 03:28 PMÉ simples Antunes, você o ama pq ainda não o ouviu. rsrs lol ráh! Experimenta.
Publicado por: Marcus às janeiro 10, 2012 03:32 PMAssim vc me mata, Antunes!
Publicado por: Ana às janeiro 10, 2012 04:06 PMvai tomar no Teló que é melhor:)
Acho que um músico sensato, ou um cara q está defendendo um argumento, tem que no mínimo conhecer do que fala, se o tal do Antunes nem mesmo ouviu a música; conhecer a repercursão, não traz muitos créditos, na minha opinião.
A comparação com George Lucas é infeliz, por que daqui 2 anos, vamos lembrar dessa música com desprezo, assim como rebolation e afins.
O cara pode ser um músico excepcional, tocar vários instrumentos, mas não adianta fazer isso e não trazer conteúdo nenhum, ou um conteúdo de menção mediocre, assim como faz o ilustre Teló.
e por ai vai...
Grande Alex "Garotas que Erraram" Antunes. Eu achava esse som meia-boca mais pelo "barulho" que anda fazendo mundo fora e menos pelas supostas qualidades dela. Pura implicância minha que certamente reverbera nas auto-intituladas rodas "descoladinhas". Sua tese refrigera esse debate surdo e meio besta que ainda teima em circular. Parabéns e obrigado!
Publicado por: Emerson Rezende às janeiro 10, 2012 04:56 PMCara, o texto nao fez sentido. Teló é simplismente um cara que compactuou com produtores inteligentes que sabem o que a midia vai (infelizmente) consumir. E não interessa o que ele sabe fazer, interessa o que ele faz.
Publicado por: Lucas às janeiro 10, 2012 05:10 PMCreio que se equivoca. Elevar o ruim só porque existe o pior é um passo para trás. Você cita tantos movimentos que devia saber que eles foram muito mais relevantes do que mais um modismo sertanejo. Assim como teve o do funk. O do pagode...
Publicado por: Fabio às janeiro 10, 2012 05:29 PMQue origem nobre teve Teló, WTF haeuhaeuea Chitãozinho e Xororó, mais Chiclete com Banana?!! Vai defender tb Justin Bibier e Restart?
Publicado por: Felipe às janeiro 10, 2012 06:31 PMTambém não ouvi e concordo em 99% do que tá escrito.
Publicado por: trivella às janeiro 10, 2012 06:33 PMCara, essa que você usa deve ser da boa, hein.... É assim, você já está submetido ao fanfarrante meios de comunicação.... E olha que você tem o poder de gerar opinião. Meu, que foda....
Publicado por: rodrigo às janeiro 10, 2012 06:35 PMPau no Antunes, que é disso que ele gosta!
Publicado por: Julio às janeiro 10, 2012 06:57 PMuhauhauh
Publicado por: Vitoriano às janeiro 10, 2012 10:29 PMA voz fanha do Jota Quest merece as porradas, mas o Capital Inicial... Ah! Também merece!
Publicado por: Alexandre de Assis às janeiro 11, 2012 07:04 AMQue texto lamentável. Pretensioso ao extremo, sem um mínimo de escopo pra analisar um panorama socioecômico cultural ao qual o "autor se propõe".
Publicado por: Renato às janeiro 11, 2012 11:16 AMMuito bom o texto, como sempre. Uma pena que o Brasil tenha cerca de cinco leitores (como provam os comentários analfa).
Publicado por: Alexandre às janeiro 11, 2012 01:42 PM"Que texto lamentável. Pretensioso ao extremo, sem um mínimo de escopo pra analisar um panorama socioecômico cultural ao qual o "autor se propõe".
Essa frase não quer dizer nada, Renato. Tá imitando o Odorico?
Publicado por: Alexandre às janeiro 11, 2012 01:43 PMvolta, kaoma!
Publicado por: dedé a.k.a. homobono às janeiro 11, 2012 03:30 PMTeló é o luiz gonzaga essa foi demais
Publicado por: Bruce às janeiro 12, 2012 07:08 PMPrefiro o Michel a essas explicações intelectualoides como a sua.
Publicado por: VICENTE CODA às janeiro 12, 2012 08:37 PMNunca li tanta besteira junta... Não vale nem a pena contestar... Mas o fato é que a culpa não é do coitado do Teló. É dos acéfalos que gostam da música!
Publicado por: leonardo às janeiro 12, 2012 09:20 PMMúsica de merda,
Artigo de MErda,
Opiniões de Merda,
E Claro....
Jornalista de MErda...
vai aprender a escutar música que presta seu babaca sem cultura!!!!!!
Publicado por: RODRIGO às janeiro 13, 2012 09:28 AMconcordo com vc no viés (aprende essa palavra pq o los hermanos a usa numa musica): tudo que vem do povão deixa as pessoas irritadas. e as pessoas a defendem usando o argumento 'mas esse é o país do tom jobim, do vinicius de moraes, da bossa nova' sendo q elas nem ouviram de verdade esses bambas da música. se apoiam num argumento boçal elitista que acha que los hermanos é que é musica boa, que teatro mágico é que é musica boa, que banda mais bonita da cidade que é musica boa.. pessoas que se levam a serio demais. its only rock and roll [e bossa nova e funk carioca e sertanejo universitario e folk]. nao precisa esse escarceu todo..
Publicado por: abominavel às janeiro 13, 2012 12:42 PMCara, se tu gostas e achas que essa música que o Michel Teló faz é música boa, tú és tão idiota quanto ele...
um abraço, meu caro!
Parabens!!!
Publicado por: Luizão Costa às janeiro 13, 2012 05:33 PMYou put the lime in the coconut and drink the ariclte up.
Publicado por: Staysha às janeiro 15, 2012 03:30 PMOk.
O Michel Teló está de parabens. A canção "ai se eu te pego" é um enorme sucesso,mas pra mim e muitas outras pessoas ela é ruim e ponto.Não faz a menor diferença se se trata da "Macarena" de 2011."Macarena" tambem é ruim e ponto.Qual o problema de se achar assim ou assado?
Sinceramente não entendo o brado dos colunistas meio que querendo calar as vozes que ,democraticamente,manifestam-se criticando a canção.O Alex Antunes chega ao cúmulo de detonar o 'J.Quest' e o 'Capital Inicial', sem se dar conta (a mim me parece) de que, aí, nesse ponto, deixa de ser imparcial na medida em que, democráticamente, diga-se, faz uso do mesmo tipo de crítica da qual ,agora, discorda. Se o J.Quest e o Capital Inicial fossem mesmo ruins,ainda assim seria um equívoco pois se estaria justificando um erro(?)com outro! Desde quando o super sucesso e/ou uma certa unanimidade em torno de certas canções são sinônimos da qualidade dessas canções? Já disseram que toda unanimidade é burra.Prefiro ficar do outro lado! Imaginem se eu não pudesse discordar e me manifestar contra,por exemplo,a cartilha do MEC que justifica e endossa o uso de:"os menino pesca os peixe" ou algo parecido? Ou seja, a musica do Michel é um sucesso mas é ruim,repito!Não dá pra engolir! Digo isso porque considero que as críticas partem de um setor da sociedade brasileira(me coloco desse lado) que,longe de querer segregar, leva em conta o grau de sofisticação a que se chegou no âmbito da música popular,no Brasil e não vê razão para que se abandone os frutos da conquista de uma estética admirada e imitada no mundo inteiro, criada a duras penas,por músicos e artistas"populares",brasileiros,apenas para contemplar o número de cópias vendidas e a execução espetaculares de certas músicas e certos artistas.Uma coisa não tem nada a ver com a outra! Não sou do tipo que preconiza o banimento dos "Telós" e "Luans Santana" do horizonte ou das ondas do rádio mas acho que "quem entra na chuva tem que se molhar"! Alem do mais,existe algo a mais do que "jatos" e "gaivotas" nos céus brasileiros!
Em tempo: o Michel Teló,no Esporte Espetacular do domingo 15/01/012, da Globo,perguntado pelo repórter sobre o que seria,pra ele Micel, o diferencial de "ai se eu te pego" para que tivesse se transformado no enorme sucesso que é, ao que ele respondeu,sinceramente,que seria devido à dancinha que ele faz quando canta a musica.Fala sério............
Ribah Nascimento
tGOBQX lroysltxizeb
Publicado por: dflrndnutf às janeiro 16, 2012 04:35 AMM7YLkf , [url=http://etdcxydvcqph.com/]etdcxydvcqph[/url], [link=http://ehyfiuocnump.com/]ehyfiuocnump[/link], http://fwxymkdntlzf.com/
Publicado por: wmaqokmj às janeiro 16, 2012 01:41 PMAntunes é chato? Como assim? Discordo veementemente. É muito bom. Sabe quando você quer tacar fogo e não encontra gasolina? Pois é, aí tem muito combustível.
E por falar em chato, perdão Ribah mas eu parei de ler em "calar as vozes dos que democraticamente...", por isso não vou nem comentar.
Cara, então vai ouvir Dejavu, Calypso, Calcinha Preta, Bonde do Tigrão, Mara Maravilha ...
vai lacraia, vai lacraia, vai lacraia ...
créééééééééu
Música brasileira de primeira qualidade !
OEt7d5 cldshlxqtuwm
Publicado por: bpdpntiev às janeiro 17, 2012 10:22 AMALEX ANTUNES - PARABÉNS SEMIÓTICOS!
VOCÊ NÃO ESCREVEU SOBRE A MÚSICA - QUE HONESTAMENTE DECLARA SEQUER TER OUVIDO! VOCÊ ENFOCOU A ESTÉTICA POP DA PRODUÇÃODE UM SUCESSO MUSICAL NO MUNDO ATUAL E, O PRECONCEITO ENRAIZADO NAS "ELITES" BRASILEIRAS.O MUNDO É BIPOLAR - DUALISTA E CIRCULAR!PORTANTO A OPINIÃO, UM SAGRADO DIREITO DE EXPRESSÃO DA LIBERDADE É SEMPRE MUTANTE!AGORA O FATO É QUE NOSSO COMPLEXO DE INFERIORIDADE ENQUANTO NAÇÃO É HISTÓRICO,DESDE O TEMPO DO DESCOBRIMENTO SÓ VALORIZAMOS O QUE VEM DE FORA,DA COROA - MUITAS VEZES QUINQUILARIAS QUE NOSSOS ÍNDIOS TROCAVAM POR PAU-BRASIL, OURO E DIAMANTES!- PARABÉNS TELÓ POR TER ALCANÇADO UM "SHARE OF MIND" MUSICAL MUNDIAL PARA O POVO BRASILEIRO!CONCLUINDO - EXCLUINDO-SE AS SINFONIAS CLÁSSICAS - O QUE SOBRA SÃO FRAGMENTOS CULTURAIS MUNDIALIZADOS PELA MÍDIA! A TAL GLOBALIZAÇÃO!O QUE TELÓ CONSEGUIU FOI UNIVERSALIZAR UM PEDACINHO DESSE IMENSO E MULTICULTURAL BRASIL - COMO NO PASSADO FEZ A CARMEM MIRANDA!QUE A SEU MODO E ESTILO FAÇAM O MESMO O ROCK, O POP, O SAMBA, O FORRÓ, A BOSSA-NOVA, O FUNK,O AXÉ, O TECNOMELODY, O PAGODE, A MPB A TCHÊ-MUSIC, enfim NOSSA VALIOSA E CLÁSSICA CULTURA BRASILEIRA - PARA QUE TODOS VEJAM COMO É DIFÍCIL CONSEGUIR O QUE MICHEL TELÓ CONSEGUIU E, UMA VEZ CONSEGUIDA QUE SE AUMENTE A AUTOESTIMA DOS BRASILEIROS E QUE TODOS DESFRUTEM DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO NOSSO PAÍS! OBRIGADO!
Até me propus a ler e tentei mesmo. Mas honestamente, impossível ler o texto completo. Cansativo demais, viagem demais... chato demais. Larga essa vida.
Publicado por: Antuna às janeiro 17, 2012 02:03 PMKFQbhx , [url=http://aderukvzkosv.com/]aderukvzkosv[/url], [link=http://lntgvopxvgvk.com/]lntgvopxvgvk[/link], http://lamzmgpahpom.com/
Publicado por: hhtxwsqez às janeiro 19, 2012 11:32 AM